i
11 9 9174 8290
mauriciobastos@espacointegracao.com.br
pt Portuguese
pt Portuguese

Rebirthing ou Terapia do RenascimentoCom sua origem no idos dos anos 60, desenvolvida por Leonard Orr, o Renascimento é uma terapia simples e centrada, que usa uma técnica particular de respiração circular e delicada, porém muito profunda e eficaz.

Numa época cultural e social em que tanta gente usava e pesquisava alucinógenos para ampliação da consciência, um grupo de yogues e pesquisadores começaram a desenvolver práticas com respiração conectada. O intuito era aprofundar o “despertar da consciência” sem precisar do uso de drogas lisérgicas.

As primeiras experiências desenvolvidas por Leonard Orr aconteceram em um profundo estado de relaxamento em uma banheira com água aquecida e total silêncio. Ele teve uma vivência profunda, o qual criou um ritmo respiratório mais intenso, circular e sem pausas e teve uma experiência cinestésica de alta intensidade. A partir daí, percebeu o poder de ampliação de percepções e liberação de crenças baseadas em memórias passadas.

Por muito tempo se acreditou que os resultados obtidos com uma sessão de Renascimento se devessem à água e não à respiração e que seu propósito fosse o de reviver o nascimento e renascer.

Hoje em dia, ainda que a água (tanto fria quanto quente) tenha influência no processo, a maioria das sessões são realizadas “a seco”. Para o desenvolvimento mais profundo e intenso, também pode ser preparada uma piscina para a vivência.

O Renascimento tem inúmeros benefícios: propicia integrar conteúdos da memória, liberar o stress armazenado, a dor e o trauma emocional em vários estágios. Os resultados são muito intensos porque este processo trabalha diretamente no núcleo destas questões, consciente ou inconscientemente.

Juntamente com a prática respiratória, é pesquisado o sistema de crenças, hábitos e condicionamentos que o paciente cultiva

Ao trabalhar com o lado inconsciente e consciente deste acontecimento importante da vida, a Terapia da Respiração acaba por trazer bem-estar e resultados vistos com intensidade no dia a dia, tornando o mundo um local mais acolhedor e pleno de possibilidades para o ser.

Numa sessão de Renascimento, inspiramos e expiramos pela mesma via (nariz ou boca), ligando a inspiração e a expiração, sem pausas – o que chamamos de Respiração Circular.

Ajudamos a inspiração para que ela seja profunda e permitimos que a expiração seja solta e relaxada, sem interferências. É só isso que precisamos fazer, o resto acontece.

Após alguns minutos começamos a experimentar diversas sensações físicas, tais como alterações de temperatura corporal, formigamentos, pequenos espasmos, tremores prazerosos, etc. Também começam a surgir memórias, emoções, sensação de estar fora do corpo ou de reviver algo específico.

O importante no Renascimento é permitir que as coisas aconteçam e continuar respirando sem interferir, apenas acompanhando e observando seu corpo. Após cerca de 1 hora começamos a experimentar um profundo bem-estar, vitalidade e relaxamento.

As sessões de Renascimento duram em média uma hora a uma hora e meia, podem acontecer individualmente ou em grupo, na água ou “a seco”, em consultório ou na natureza.

Os diferentes ambientes induzem diferentes estados de relaxamento e percepção corporal, emocional e mental. Essa técnica não tem contraindicação e, portanto, se dirige a todos que queiram experimentar expansão, prazer e bem-estar, além de estados alterados de percepção.

Numa sessão, a técnica é explicada e demonstrada por um Renascedor experiente, que também acompanha todo o processo. A respiração simboliza a qualidade da relação, o como nos relacionamos com a gente mesmo, com os outros e com a vida.

Tudo o que vivemos se reflete na nossa respiração e por isso é muito frequente dizermos e escutarmos coisas como “estou com o peito apertado”, “tenho me sentido sufocado”, “não tenho tido tempo nem para respirar”, “preciso tirar umas férias para experimentar outros ares”, “estou sem inspiração”, etc.

Mesmo sem percebermos, falamos muito de respiração. Mas ainda respiramos pouco e mal. Isso pode ser fácil e rapidamente mudado. Da mesma forma que as tensões da vida afetam a nossa respiração, quando surgem desconfortos, desafios e problemas temos a tendência a restringir a respiração e encurtá-la.

Além da técnica de respiração circular, o sistema de hábitos, crenças e ideias preestabelecido da pessoa em tratamento é pesquisado no intuito de verificar a possível atualização de padrões anteriores de comportamento. Esses padrões, que acabam por atravancar seu desenvolvimento, são convertidos por hábitos inovadores, livres e com energia revitalizadora.

As sessões tem o modelo básico de 10 encontros com duração entre 1 hora e 1 hora e meia. São estudados e observados a biografia, os hábitos e posturas do dia a dia, a qualidade do pensar e sentir, a relação com o corpo físico e a com outras pessoas e a vida no geral.

Os principais benefícios da Respiração Consciente são:

Na Bioquímica Corporal:

  • Diminuição da pressão arterial
  • Alcalinização do sangue
  • Redução dos níveis de cortisol, adrenalina e colesterol
  • Fluidez das sinapses cerebrais
  • Fortalecimento de todo o sistema imunológico
  • Alívio de dores crônicas
  • Ampliação da saúde em todo o sistema

Na Mente Emocional:

  • Redução da ansiedade e do stress
  • Serenidade
  • Desperta maior eficiência, criatividade e clareza mental
  • Ampliação do estado de consciência e paz interior
  • Elevação da autoestima
  • Proporciona “qualidade de presença” e relaxamento
  • Possibilita mais harmonia no viver e nos relacionamentos interpessoais

“Quando você muda sua Respiração, você muda seu Destino,
Respire Consciente!”

Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

dois × cinco =

Phone: 11 9 9174 8290