i
11 9 9174 8290
mauriciobastos@espacointegracao.com.br
pt Portuguese
pt Portuguese

Terapia de casal: quando o relacionamento precisa de atenção!Os relacionamentos duradouros estão cada vez mais raros hoje em dia, mas qual é o segredo dos casais que mantém uma relação por longos anos?

As pessoas, divididas entre as dificuldades do cotidiano envolvendo carreira, estudos, entre outras atribuições, muitas vezes não têm tempo para se aprofundar em uma parceria ou realmente não colocam a vida a dois como algo primordial.

Por que se relacionar?

Alguns dizem que amar-se é o suficiente, outros afirmam encontrar a felicidade na sua liberdade pessoal. Obviamente, iniciar um relacionamento mais sério é opção de cada um.

Porém, não há como negar que estamos a todo momento nos envolvendo de alguma forma com outra pessoa. O ser humano, diferentemente de outras espécies, possui a fala. Sendo assim, é um animal afetivo.

Viver é criar laços!

Quando começamos um relacionamento, geralmente identificamos no parceiro algo que admiramos, isso vai desde a forma de andar até a posição ideológica. São as famosas afinidades.

Mas com o passar do tempo, necessário para aprofundar a relação, descobrimos que a pessoa – antes perfeita e geralmente idealizada – passa a nos revelar também os seus defeitos e manias, com as quais podemos escolher entender, saber lidar e, assim, melhorar o convívio, ou simplesmente nos afastar.

A amor como forma de aprendizado

Quando, durante muito tempo, as pessoas tentam adaptar-se umas às outras – visto que nada é perfeito em um relacionamento – um sentimento profundo começa a surgir: o amor.

Muitos falam de amor como algo inalcançável ou que aparece em um primeiro momento, como no caso do “amor à primeira vista”. Mas no que se refere às relações duradouras, qualquer casal com mais de 10 anos de vivência pode dizer que o amor é o cuidado com o outro, o progredir em conjunto, o aceitar das diferenças e, com certeza, muita paciência.

Mas, como manter um relacionamento duradouro?

Como em qualquer processo que tem por objetivo a longevidade, é necessária a manutenção. Pode parecer algo frio a se dizer, pois manutenção geralmente é feita em máquinas, mas progredir em um relacionamento longo exige reflexão a respeito da vida a dois, o que pode ser feito por meio de conversas – as conhecidas DRs – ou até mesmo terapias realizadas por profissionais.

Terapia meditativa para casais

Para o desenvolvimento longevo e uma relação a dois saudável, pode-se optar por terapias como a meditação para casais. Se a meditação é uma atividade que traz qualidade de vida, na forma individual, quando aplicada em parceria pode ser uma grande aliada no aprofundamento da vida a dois, verificação de padrões ou atitudes que podem desestabilizar o casal, entre diversos aspectos.

Assim, por meio de questionamentos de ordem prática e mudanças de atitude simples, é possível resgatar o amor dentro de um relacionamento.

Quais são os benefícios da meditação para casais?

Centramento e equilíbrio

Com as atividades corretas derivadas da terapia, que envolve meditação, respiração consciente e visualização, é possível desenvolver melhor qualidade como a concentração em relação a tudo que é primordial em um relacionamento, além de colocar em prática a administração das emoções no sentido do autoconhecimento e do respeito ao outro.

Percepção ampliada

Ao caminharmos de forma meditativa na direção de nossa internalidade, podemos descobrir em nós as respostas para antigos padrões de comportamento que dificultam a relação. A meditação nos leva a nos conhecer melhor, sendo assim, amplia nossas percepções e sensibilidade em relação ao parceiro, melhorando o relacionamento em sua totalidade.

Conexão com o silêncio e intimidade

Alcançar momentos de silêncio completo nos faz encontrar significados antes perdidos em nossa intimidade. Ao abandonarmos as questões vitais para a saúde do relacionamento no dia-a-dia, deixando as questões íntimas de lado, podemos iniciar um processo de afastamento do parceiro. Por meio da meditação podemos voltar a sentir o relacionamento de forma renovada e com as energias recarregadas.

Paz interior e amorosidade

A vida a dois exige tranquilidade para a execução de todas as atividades que um relacionamento exige: das simples até as mais complexas. Somente com o desenvolvimento de qualidades como amorosidade e paz interior é possível manter a saúde da relação e promover cada dia mais momentos de integração completa entre o casal.

Quais são as técnicas aplicadas nesta terapia?

E não se esqueça! Conhecer o outro é uma forma de crescimento pessoal

A escolha de uma vida de aventuras solitárias tem sido bastante propagada como a melhor forma de viver com intensidade. Porém, uma das maneiras de aprendizado e aprimoramento como ser humano é o relacionamento com maior profundidade.

Ao olhar o outro com maior proximidade também podemos nos enxergar melhor, observar nossos defeitos e valorizar as nossas qualidades. Estar em uma relação é transformar-se o tempo todo, ou seja, crescer.

Portanto, intensidade também é a aproximação entre duas pessoas, dois mundos com infinitas diferenças que se chocam, formando uma supernova que se ressignifica a cada momento por meio do amor, sentimento tão denso e que envolve milhares de questões tão discutidas atualmente.

Resta à pessoa saber em que momento ela estará preparada para uma relação que exige, além de inteligência emocional, tempo e paciência para seu desenvolvimento pleno e saudável.

Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2 + sete =

Phone: 11 9 9174 8290