pt Portuguese

O que é autoconhecimento? E por que ele é fundamental para o nosso desenvolvimento emocional?E por que ele é fundamental para o nosso desenvolvimento emocional?

De forma resumida, podemos dizer que o autoconhecimento é importante para você ‘não’ chegar ao fim da vida percebendo que ‘nada fez que lhe tivesse algum valor’.  

Nosso desenvolvimento, desde a infância, até a adolescência é pautado pelos valores dos outros, sejam eles, nossos pais, professores, instituições e a sociedade como um todo. E, por isso, existe uma tendência a respondermos às expectativas alheias, nos esquecendo de nós mesmos.  

Vamos nos moldando e nos tornando cada vez mais parecidos com uma ‘caricatura’, daquilo que nos disseram que seria o ideal. Este comportamento é, em certa medida, natural, pois somos seres adaptáveis que buscam satisfação, segurança e compensações. Mas chega uma hora que essa máscara já não nos cabe mais…E aí, o que fazemos? 

Na verdade, o que todos nós queremos é ser amados, sendo conscientes ou não dessa busca. Em geral, ocultamos essa camada que almeja o ‘amor’, nos convencendo de que temos outros tipos de necessidades, quando na verdade, amor e segurança são nossas bases.  

Porém, é aí que as coisas começam a ficar complicadas, já que podemos passar a vida toda apenas correspondendo às expectativas dos outros, negligenciando aquilo que nos é particular, que é nosso!  

Em uma sociedade que marginaliza o ‘diferente’, é extremamente difícil valorizarmos a diferença que mora em nós. No entanto, é ela que nos torna únicos, especiais e a qual viemos dar vazão ao nosso propósito de vida.  

Isso se chama “Essência”, pois é o que temos dentro de nós, sendo apenas nossa e que nos caracteriza ‘quem somos verdadeiramente’, nos dando identidade e permitindo realizar nosso caminho de individuação.  Para descobrir qual é essa diferença que mora em nós, precisamos do autoconhecimento, que nada mais é do que ‘olhar para dentro’.  

“A partir do momento que você toma consciência de si mesmo, se coloca frente a si, o mundo torna-se outro e não há mais volta.” 

Há de se preparar para muitas máscaras caírem, há de estar pronto para deixar ir o que vai precisar ir e se abrir para o novo. Para você mesmo. Afinal, só conseguimos entrar em contato com o novo, ao deixarmos o velho ir. 

Olhar para nossos sentimentos, entender nossas vontades, conversar com nossos sonhos. O que você imagina quando está sozinho(a)? O que passa pela sua cabeça quando você está despreocupado(a)? Ou o que te preocupa? O que te chama atenção quando passa na rua? Que músicas tocam seu coração? O que faz seu corpo tremer? É importante se questionar, estar em diálogo consigo para se descobrir. Só assim é possível realizar seu plano de alma, sua missão, seu propósito ou apenas ser feliz e estar em paz.  

É preciso estar pronto para enxergar e reconhecer sua beleza, perceber a sua potência e lembrar que você é perfeito como é. Tudo o que existe dentro de ti precisa ter espaço para ser visto, e só encarando a realidade é possível dar outro tom, tornar-se consciente e escolher seu caminho.  

“É uma jornada infinita, pois o seu ser é infinito e quanto mais você se entrega, mais forte e completo você se torna.” 

É preciso dar espaço para o nosso interior se expressar, sem isso, criamos doenças e sofrimentos. O autoconhecimento se torna importante cada dia mais, pois a quantidade de informação, opiniões e possibilidades de jornada que temos acesso hoje em dia é infinita, então para que possamos escolher o caminho certo, é preciso saber o que estamos buscando. É preciso olhar para dentro. 

Sabemos que não é fácil conseguir chegar sozinho a esse estado do “Eu Verdadeiro”. Por isso, estamos aqui, para te ajudar. Com a Terapia do Ser, você pode alcançar a tão sonhada “liberdade de ser quem você nasceu para ser”. Agende sua ‘Mentoria do Autoconhecimento’, ou se preferir, marque sua sessão de ‘Terapia do Ser’, ambas com o facilitador Maurício Bastos.         

“A paz e a felicidade só são possíveis quando estamos fluindo e só podemos fluir dentro do caminho que é o nosso.” 

Fonte:
https://www.curaencantada.com.br/post/por-que-autoconhecimento-e-importante?gclid=Cj0KCQjw3eeXBhD7ARIsAHjssr8jtzUfc5NO_txbbA_k9eujlUoVPNKj-hmwV1Trxi8Zb6prkvlq64AaAvQeEALw_wcB 
Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

quinze + 20 =

Phone: 11 9 9174 8290