Auto-Conhecimento
por Mauricio Bastos
Consciência é um termo reconhecidamente difícil de definir e vem sendo discutido há muito tempo. Popularmente, ele é substituído facilmente por “mente”, palavra dita com segurança pelas pessoas, como se a mente fosse um órgão mental (!)
Lembremos que a mente muitas vezes “mente”…
A consciência de si é uma “soma de sensações simultâneas integradas e unificadas de força, equilíbrio, limites e respiração (espontânea).
O que nos difere dos animais é justamente poder ampliar o Auto-Conhecimento, ou seja , a consciência de quem somos, os valores, o que sentimos, o que vibramos, o que queremos, etc.
A busca de Auto-Conhecimento vem acompanhando a história da humanidade desde a antiguidade. Na Grécia Antiga, existiam vários oráculos, entre eles, o oráculo de Delfos que dizia: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo”.
No Oriente, já foram descobertos vários estudos profundos, catalogados há mais de 5 mil anos A.C.
A alquimia, a astrologia, a acupuntura, a espiritualidade, a meditação , etc são caminhos milenares que antecedem as ciências racionais e lógicas. e até hoje tem grande fundamento no desenvolmento da saúde e bem estar.
Quanto maior o Auto-Conhecimento, maior a possibilidade de escolhas, de livre-arbítrio. Saímos da condição de vítima da vida e passamos a ter total autoria do viver.
A palavra “responsabilidade” desmembrada significa “habilidade em responder”, simboliza trazer clareza e propósito nas escolhas e posturas da vida.
Quando realmente percebemos que temos total possibilidade da escolha, podemos chegar ao caminho da realização através do amor, alegria, compreensão, perdão, etc, despertamos potenciais, dons e talentos latentes e surgem as verdadeiras “vontades essenciais” e não os “desejos transitórios”.Conseguimos assumir posturas, colocar limites, dizer sim, dizer nãos….
No decorrer da auto-investigação, aparece algumas questões fundamentais:
* Onde estou?
* O que sinto?
* O que quero?
* Quem sou Eu?
Como vemos, as perguntas são infinitas e as respostas diferem muito.
A aventura de Auto-Conhecer-se, nos possibilita ampliar a percepção da vida trazendo uma melhor qualidade às nossas relações e o viver se desenvolve de uma forma mais autêntica e saudável.
As respostas podem ser encontradas de 4 maneiras: através do corpo físico, emocional, mental e espiritual.
A integração concomitante destes corpos possibilita o caminho mais intenso de cura.
Com o intuito de integrar estes princípios e experiências fundamentais surge o caminho holistico.
A palavra Holístico vem de “Holos” que significa “Todo”.
Temos, então, a Terapia Holística, que busca integrar o “Todo” ao Ser Humano e o Ser Humano ao Todo.
O Auto-Conhecimento nos propicia a retirada dos véus (personagens, máscaras) que criamos no cotidiano de nossas vidas, possibilitando o encontro real com a nossa verdadeira identidade.
“Qualquer tentativa de ser algo que já não somos está fadado ao fracasso!”
“ A verdadeira viagem do ser humano consiste não em buscar novas paisagens, mas sim em ver com olhos novos” Marcel Proust
Maravilhoso!!
O auto-conhecimento é tudo!
Gratidão