pt Portuguese

A imaginação como ferramenta de autoconhecimentoImagine-se como uma alma capaz, empoderada, bem-sucedida e feliz!

Imagine-se consciente de cada pensamento e reação que vem à mente e com a capacidade de gerenciá-los. Em menos de um segundo, você obtém o poder de agir com base naquela ideia ou a descarta. 

Considere os traços negativos em sua personalidade que você gostaria de não ter: os pensamentos de dúvida, autossabotagem, baixa autoestima, culpa, preocupação etc. De acordo com a sua vontade, eles nunca mais serão expressos por você, nem afetarão seus relacionamentos em casa, no trabalho ou nos momentos de lazer. 

A imaginação como ferramenta de autoconhecimentoQuando nos sentamos em silêncio, cancelando aqueles padrões mentais e nos permitimos conhecer a paz profunda da alma, mudanças milagrosas podem acontecer para melhor. As pessoas passarão a lhe compreender de forma clara, novas portas se abrirão e aquele pescoço rígido relaxará!  

Todos nós cometemos erros, desperdiçamos recursos, palavras, energia e tempo até que paramos e pensamos profundamente sobre o que é importante em nossa vida. Alguns podem ficar hesitantes sobre ficar “no controle” de si, mas se você se experimenta como uma alma, pode simplesmente ser você.  

As vidas e os jogos dos outros pertencem a eles. Você apenas é responsável por si. Nossas mães e pais fizeram o que fizeram – alguns bem, outros não – mas aquilo já passou e você agora é uma alma independente que pode escolher como quer viver. Por meio da meditação, é possível  abandonar os velhos padrões de influência e recriar-se para ser como quer ser. Esse é o poder da prática. Pois ela traz domínio sobre seus poderes naturais e treina sua mente para que seja sua amiga.  

Lembre-se: Você não é a sua mente, você não é o seu corpo. Você tem uma mente e um corpo. Essas ‘ferramentas’ às vezes funcionam bem e, outras vezes, podem precisar de calma e de exercício para retomarem o caminho saudável. 

A meditação nos ensina a dar um passo para trás e observar a vida, respirar de forma calma, tranquilizar nossas reações e, então, dar um passo adiante da maneira que escolhermos – independente de outros nos pressionarem a pensar ou agir do modo que eles queiram. 

“A meditação liberta. Ele libera o poder para respondermos às situações com amor.” 

Meditar e imaginar: receita infalível para a concretização dos seus sonhos

A imaginação transforma, dá asas, providencia condições de possibilidades, enaltece, fornece diferentes modos de ver as coisas, estabelece novos paradigmas, enfim, é uma ferramenta importante do ser para se estabelecer como tal. 

A imaginação como ferramenta de autoconhecimentoÉ graças à imaginação que temos a arte. Os romances só são possíveis por causa da imaginação posta em prática pelos escritores. Uma peça de teatro foi pensada inicialmente na mente de um dramaturgo. A ideia para a tela de um quadro surge antes na cabeça do pintor. Um filme é produzido com base num roteiro, o qual é escrito de acordo com ideias que surgem, ideias essas oriundas da imaginação. 

A criação do ficcional é possível devido ao fato de alguém estruturar suas ideias, estabelecendo algo concreto advindo da imaginação. Imaginar é sonhar, é pensar para além do real. Mesmo quando algo imaginado se estabelece num chão de realidade, têm-se hipóteses como resultado do pensamento, e isso também não passa de imaginação. 

A imaginação é algo inerente do ser humano. Todos pensamos em coisas. Isso já é o processo de imaginação trabalhando, o próprio ato do pensar. Costumamos enxergar a imaginação apenas quando pautadas em ideias ou hipóteses futuras, ou seja, sobre algo que não ocorreu. Mas ela trabalha também nas recordações.  

Para aqueles que pensam que possuem uma memória excelente e minuciosa, podemos dizer que a coisa não é bem assim. Claro que alguns tem uma memória mais robusta que outros, mas isso não significa que ‘aqueles’ estejam imunes às armadilhas da imaginação. 

A psicologia vem trabalhando há certo tempo com as chamadas falsas memórias. Diferente da mentira, onde a história narrada pelo mentiroso é sabida como falsa por esse, as falsas memórias constituem lembranças criadas que se situam na mente das pessoas, fazendo com que essas creiam verdadeiramente em sua memória, no sentido de que o evento recordado de fato ocorreu. É a imaginação trabalhando e conturbando o passado na mente das pessoas.  

Diversos são os fatores que podem desencadear as falsas memórias no indivíduo. A problemática em cima de tal fenômeno é gritante. No campo jurídico, por exemplo, isso acaba atrapalhando depoimentos de testemunhas, acarretando sérios prejuízos para todos os envolvidos num processo. Esse é um tema que requer estudo e trato com muito esmero, evidenciando apenas aqui que “a imaginação se faz presente, inclusive, na memória.” 

“A imaginação dá vida às coisas. E ela possibilita mudanças no plano físico.” 

Fontes:
https://artrianon.com/2017/01/26/o-poder-da-imaginacao/#:~:text=A%20imagina%C3%A7%C3%A3o%20transforma%2C%20d%C3%A1%20asas,imagina%C3%A7%C3%A3o%20que%20temos%20a%20arte.
https://brahmakumaris.org.br/experimente-o-raja-yoga/
Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 × 1 =

Phone: 11 9 9174 8290