i
11 9 9174 8290
mauriciobastos@espacointegracao.com.br
pt Portuguese
pt Portuguese

Medicina complementar: cuidado amoroso e consciente para o processo de curaA psicoterapia ou como é popularmente chamada “terapia” busca tratar de variadas questões psicológicas através do diálogo.

Muitos procuram essa prática no tratamento de problemas como stress, conflitos familiares, profissionais, traumas e outros. Mas quando e por que é aconselhável procurar um especialista da área?

Bem, a primeira coisa que é importante saber é que a terapia busca tratar ou aliviar sintomas desconfortáveis de transtornos mentais, podendo ser trabalhado em encontros semanais para conversas de abordagens alternativas que objetivam amenizar dores emocionais conforme as necessidades pessoais de cada paciente.

Maurício Bastos, fundador do Espaço Integração

Aqui na Granja Viana, o Espaço Integração é referência no segmento de desenvolvimento humano, saúde e bem-estar há 18 anos, com profissionais atuando em medicina e psiquiatra integrativa, psicologia, acupuntura, fisioterapia, coaching, massoterapia, meditação e terapias de diversas linhas. Além dos atendimentos diferenciados, o local foi pensado em tornar a estadia dos pacientes o mais agradável possível com áreas verdes, espaço acolhedor, arejado, silencioso e de fácil acesso.

 


“Saúde mental significa como sua mente está atuando em resposta às situações do dia-a-dia e qual a qualidade das respostas diante das situações que se apresentam. Qual a qualidade do pensar: é criativo ou reativo? Pré-ocupação ou relaxamento? Medo ou compaixão? E também como harmonizar desejos, ambições, ideias e  emoções.  O propósito é o desenvolvimento de uma mente funcional e de elevação da inteligência emocional”.

Maurício Bastos é terapeuta, formado em comunicação social, pós-graduado em psicologia positiva e gestor do Espaço Integração. O especialista explica que os cuidados com a mente são essenciais para a saúde como um todo:

O terapeuta revela que a saúde mental está relacionada diretamente com a saúde física e as práticas saudáveis realizadas em nosso dia-a-dia. As terapias voltadas para esse equilíbrio procuram desenvolver a harmonia entre o corpo e a mente de acordo com a vida do paciente.

“A saúde da mente está, também, intimamente ligada à saúde do corpo e ao bem estar. Quanto mais o corpo relaxa, mais a mente relaxa, e quanto mais a mente relaxa mais o corpo relaxa. As terapias ligadas ao bem estar são fundamentais para o reequilíbrio mental: relaxamento e meditação, massoterapia, reiki, florais, relaxamento aquático, cromoterapia, musicoterapia”, pontua.

Para diferentes necessidades, há diferentes aplicações ou métodos de se trabalhar a saúde mental das pessoas. As terapias “complementares” são alternativas pensadas para adaptar novas técnicas à medicina tradicional e ajudar o paciente com seus sintomas pessoais, sem descartar o tratamento tradicional da psicoterapia.

“Não chamamos terapias alternativas, mas sim, terapias complementares, ou seja, terapias que complementam a medicina tradicional. As terapias complementares não tratam a ‘doença’, mas sim a pessoa que está doente, ou seja, buscam uma visão do Ser integral, com uma abordagem holística e consciente e, desta forma, oferecem tratamentos saudáveis, sem uso de drogas químicas, buscando trazer à percepção mais ampliada que os sintomas estão retratando. Cada vez mais, é notório, que a medicina tradicional funciona muito bem para exames clínicos, tratamentos intensivos, acidentes e questões de muita urgência, porém a medicina complementar oferece um cuidado amoroso e consciente para o processo de cura”, informa o terapeuta.

Acompanhe a seguir, algumas dicas que o Terapeuta Maurício Bastos deixa aos interessados em práticas para ajudar na saúde mental:

  • Atividades físicas 3 a 4 x por semana.
  • Alimentação saudável, orgânica e viva.
  • Sono restaurador e momentos de silêncio e solitude
  • Práticas artísticas: música, fotografia, pintura, poesia.
  • Meditação, Yoga, Tai Chi, Chi Kung, massagem, etc.
  • Detox de informações pesadas e tóxicas diárias.
  • Uso dos órgãos do sentido para aspectos saudáveis.
  • Desenvolver paciência, aceitação, resiliência, compaixão.

Serviço
Espaço Integração
Desde 2002 na Granja, o Espaço é referência em Desenvolvimento Humano, Saúde e Bem-estar. Medicina, psicologia, coaching, meditação, terapias e afins.
Rua São Francisco, 170
Tel.: 4702-4838 – (11) 9 9174-8290 (Whatsapp)
www.espacointegracao.com.br

Por Eric Ribeiro

Fonte:
https://www.revistacircuito.com/medicina-complementar-cuidado-amoroso-e-consciente-para-o-processo-de-cura/
Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

3 + quinze =

Phone: 11 9 9174 8290