i
11 9 9174 8290
mauriciobastos@espacointegracao.com.br
pt Portuguese
pt Portuguese
O que é autoconhecimento e porque ele é tão importante para o nosso desenvolvimento pessoal?

O que é autoconhecimento e porque ele é tão importante para o nosso desenvolvimento pessoal?

O mergulho na Natureza do Ser, nas profundezas de Si é um grande caminho de reconexão com alguns sentimentos essenciais que fomos esquecendo, à medida que nos tornamos adultos: a paz, a felicidade e o amor.

Como estamos tão atentos ao que acontece na ‘vida externa’ em busca de uma ansiosa realização pelo ‘Ter’ ao invés do ‘Ser’, vamos perdendo a intimidade e o contato essencial autorreferente. Por consequência, acabamos esquecendo de quem somos e qual o sentido de vivermos.

A história da humanidade está repleta de pesquisadores e filósofos, entendedores da raça humana. Na Grécia antiga, por exemplo, com sua escola de saberes e filosofias, recebemos uma das frases mais conhecidas sobre esta temática, escrita no ‘Oráculo de Delfos’: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”, já fazendo a ponte entre o ‘interno’ e o ‘externo’.

Também no Oriente, sempre existiu a busca por uma conexão maior e o propósito de estarmos aqui, já datada há mais de 5 mil anos. Um universo de filosofias, práticas, medicinas, xamanismo, religiões e culturas foram desenvolvidas com o intuito de compreender a existência e ampliar o desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar.

A magia, a alquimia, a espiritualidade, os grupos esotéricos, a astrologia, as artes, a medicina chinesa, a medicina ayurvédica, a meditação e a yoga, são alguns dos mapas de acesso ao autoconhecimento e desenvolvimento humano.

Existe uma relação íntima do conhecer a si mesmo com escolhas saudáveis e criativas, nos tornando seres autorais e responsáveis.

A palavra ‘responsabilidade’, desmembrada (responsa-habilidade), significa habilidade em responder, simboliza trazer clareza e propósito nas escolhas e posturas da vida.

A aventura de autoconhecer-se, nos possibilita ampliar a percepção da vida, trazendo uma melhor qualidade às nossas escolhas e relações, e permite a ampliação da consciência em oferecer respostas criativas e hábeis na arte de viver.

No decorrer da autoinvestigação, aparecem algumas questões fundamentais e prioritárias para o caminho:

  • Onde estou?
  • O que sinto?
  • O que quero?
  • Quem sou Eu?

Revisitar nossa biografia (história pessoal) e a ancestralidade (constelação familiar), também são excelentes caminhos para o autodescobrimento do que herdamos (crenças, hábitos, condicionamentos, vícios) e, assim, fazer a importante distinção do que fomos e o que somos agora!

Nesta ‘Era de Aquário’ vivemos uma grande possibilidade de integração terapêutica com várias ferramentas de acesso ao corpo, mente, emoções e espiritualidade. Os caminhos são inúmeros: a Psicoterapia com suas várias abordagens, as Terapias Corporais, as Terapias Quânticas, a Yoga e Meditação, a Arteterapia, etc.

Também são oferecidos vários tipos de workshops, encontros e retiros que permitem uma intensidade de vivências para o ‘despertar’ e o ‘relembrar’, de quem somos.

Hoje em dia, o fácil acesso à informação através da internet, sem dúvida, é um fator fundamental de expansão da consciência, mais ampla e universal. Todo tipo de pesquisa, informação e estudo, inclusive a nível de graduação, pós-graduação e mestrado, pode ser realizado através da tecnologia atual.

“A ignorância só se sustenta para quem realmente quer se manter ignorante e o sofrimento humano está muito relacionado com a falta de conhecimento de quem somos”

À medida que vamos nos conhecendo, podemos explorar um campo de potencialidades puras que nos habitam: talentos, virtudes, criatividades, dons e quereres. Podemos aproveitar e desfrutar o ‘presente’ de uma vida abundante e com infinitas possibilidades em nosso caminho.

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas sim em ver com novos olhos”, ‘Marcel Proust’.

Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

dezenove + quinze =

Phone: 11 9 9174 8290