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5 caminhos para diminuir a ansiedadeTempos desafiadores estes que estamos passando…A falta de contato social, devido ao isolamento obrigatório, o medo vigorando, a insegurança e a incerteza acontecendo o tempo todo.  

Assim está a vida… Tudo se movendo de uma forma estranha e incerta (impermanência), sem sabermos aonde iremos chegar “e se é que iremos chegar a algum lugar determinado”. E, como consequência, surge a mente muito agitada com pensamentos tóxicos e recorrentes, vivendo emoções a mil e com o corpo físico cada vez mais parado e passivo e a sensação de que sempre está faltando algo em nossas vidas.  

O Brasil tem o título e a liderança do país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do planeta, segundo a OMS, e continua numa absurda ascensão de ansiosos, decorrente de todos estes temas que nos trazem muitas expectativas e anseios. 

Mais do que nunca, é primordial o caminho do autoconhecimento para “mergulharmos” nas causas primárias da ansiedade e revisitarmos, principalmente, o sistema de crenças, originário de uma mente emocional que aprendeu erroneamente sobre medo, desconforto, insegurança, incerteza, descontrole, descrença, impermanência, etc. 

A pandemia e todas as questões decorrentes dela, é uma fase singular para desenvolvermos uma maior conexão com o momento presente e trazer uma real importância ao que é realmente valoroso e sagrado em nossas vidas. 

É através da consciência do momento presente e da aceitação da realidade como está, que nós vamos dissolvendo gradualmente o transtorno da ansiedade. Segue abaixo, a sugestão de 5 caminhos para diminuir a ansiedade crônica do dia a dia. 

A ansiedade não impede o sofrimento do futuro, mas acaba com a alegria do presente.

 Veja também: O transtorno da ansiedade- causas e tratamentos.

5 Sugestões para diminuir a ansiedade:

1- Aceite o medo e a insegurança, observe se são reais e não caia em escapismos…

As tradições espirituais orientais, em sua maioria, afirmam que desconfortos, dores, doenças e mortes devem ser aceitos, compreendidos e reconhecidos, afinal, todas estas questões habitam o momento presente. Assim como a prática da fé, a confiança e o amor são fundamentais para o enfrentamento de tantos desafios. 

A ansiedade, na maioria das vezes, é consequência de algum medo, desconforto ou insegurança já existente internamente. Porém, a maioria destes medos não são reais, estão apenas em nossa mente inventiva. O transtorno de ansiedade nos sinaliza que tem algo subliminar acontecendo a nível da mente-emocional e do sistema de crenças. 

Veja: Crenças limitantes.

Quando diminuímos nossa expectativa em relação aos resultados e às projeções do futuro, certamente, vamos abrandar o transtorno da ansiedade.

5 caminhos para diminuir a ansiedadeO “fazer as pazes” com a nossa realidade, e viver verdadeiramente este momento (o agora) como ele está sendo, aceitando a impermanência, a incerteza, o não-controle – sem julgamentos e expectativas – é um caminho muito promissor para a dissolução da ansiedade, ao invés de escapar, se distrair e não entrar em contato com o que está, de momento a momento. 

Em vez de reagir com medo ou “automatismo”, a dica aqui é integrar estas emoções, deixá-las vir, aceitá-las, honrar a presença delas (enquanto estiveram aqui) e, depois, deixá-las ir embora (já que agora, você não precisa mais delas, pois você já não é mais a mesma pessoa do passado e, então, apenas agradeça e deixe-as ir).    

Como explica Ajahn Brahm, monge Budista Theravada: “quando lutamos com o mundo, temos o que se chama sofrimento, mas quanto mais aceitamos o mundo, mais podemos realmente desfrutar dele”. 

Confiar no fluxo da vida …. o caminho!

2- Cultive a autocompaixão através da presença amorosa

Quando as emoções em torno do medo e insegurança se tornam muito desconfortáveis através da ansiedade, é fundamental o autoacolhimento, o autocuidado e a autocompaixão. 

Assim, o padrão de pensamentos voltados ao medo, aos anseios e ao desespero pode ser transformado, quando reconectamos ao momento presente e percebemos a projeção de um futuro que não existe, mas que vai sendo inventado na “mente que mente” e que nos leva a sofrimentos desnecessários. 

Veja: Autocompaixao.

Através da autocompaixão surge, concomitantemente, a qualidade do mérito: o “se permitir” receber e desfrutar o momento presente.

Sugestões de práticas para o dia a dia: 

  • Momentos de relaxamento e descanso;
  • Autocuidado nas atividades cotidianas: banho, alimentação, sono, etc;
  • Atividades prazerosas, artísticas e lúdicas;
  • Praticar a presença amorosa consigo e com os outros;
  • Desenvolvimento de hobbies;
  • Prática do nadismo (não fazer nada). 

3- Desenvolva a organização, estratégia e disciplina

Abrir espaço e disponibilidade interna para a “mente funcional” organizar a agenda e as atividades cotidianas é fundamental para a rotina. É também importante, o desenvolvimento de um caminho pragmático aos propósitos e sonhos na vida.

Exemplos: 

  • *Criar agenda das prioridades;
  • Criar uma rotina e um comprometimento com os propósitos essenciais; 
  • Criar estratégias e metas possíveis para a semana;
  • Disciplina com o que é prioritário;
  • Diminuir o grau de exigência de performances e resultados;
  • Diminuir o multitasking (muitas tarefas ao mesmo tempo);
  • Ser amigo(a) do tempo (as 24 horas).

4- Amplie a respiração tolhida e se conecte com o corpo físico

5 caminhos para diminuir a ansiedadeA nível fisiológico, a grande causa da ansiedade é a falta de ampliação de oxigênio, a falta de uma respiração mais profunda e completa, ou seja, de maior contato com a presença através do corpo físico e o elemento ar.  

Quando respiramos, imediatamente 25% do oxigênio já vai diretamente para o cérebro e nos traz uma sensação de alívio e presença. Porém, se a respiração é curta e limitada, nossa mente já começa a viver a “falta” que sempre começa com a falta de ar! E daí o anseio por algo externo. 

A respiração é uma âncora maravilhosa para a conexão com o momento presente e com o corpo físico e faz a ligação do mundo externo ao mundo interno, do denso ao sutil, do material ao espiritual. 

Veja também: O poder da presença.

A prática ritmada e atenciosa da respiração gera o aquietamento da mente, a expansão de energia e o despertar da consciência.

Sugestões de atividades:

  • Prática de pranayamas ou exercícios específicos de respiração consciente;
  • Exercícios aeróbicos, esportes, dança, ginástica;
  • Consciência corporal e auto-observação;
  • Yoga, mantras, bioenergética, grounding;
  • Meditação e atenção plena (mindfulness);
  • Prática do silêncio e contato com a natureza.

Veja também: O poder do silêncio.

5- Aprofunde o autoconhecimento e a Inteligência Emocional

A expansão da consciência e do desenvolvimento humano são fundamentais para o despertar do estado de centramento e conexão com o momento presente.

Veja: Consciência da inconsciência.

Quanto mais nos conhecemos, mais teremos ferramentas para lidar com os turbilhões da mente inquieta e, assim, podemos nos desidentificar de pensamentos, emoções e sensações que não são reais e verdadeiras. 

Perceber o que cultivamos de sombrio, ilusório e negativo e quais crenças limitantes são recorrentes em nossa história, são questões primordiais para serem acolhidas e, posteriormente, dissolvidas. 

Saber quem somos, assumir nossas potências e descobrir o que queremos realmente, e o que é verdadeiro e essencial em nossas vidas, é o princípio para baixar expectativas e projeções desnecessárias. 

Também, o desenvolvimento contínuo da inteligência emocional é fundamental para aprendermos a lidar com estados mentais e emocionais que não condizem com a realidade.

Veja: Inteligência emocional.

As coisas só têm sentido quando são sentidas… 

Se algo deste texto te tocou, experimente mudar a atitude e observe sem expectativas o que acontece. 

Suas crenças tornam-se seus pensamentos.
Seus pensamentos tornam-se suas palavras.
Suas palavras tornam-se suas ações.
Suas ações tornam-se seus hábitos.
Seus hábitos tornam-se seus valores.
Seus valores tornam-se seu destino.

Mahatma Gandhi

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