pt Portuguese

Como ativar a percepção?Volte para dentro e abra espaço para ‘perceber’…

Crie contato com a aceitação do seu momento, esta é a chave para ampliação da percepção. 

Dê umas respiradas amplas, solte o ar, inspire grande, solte grande… 

Percepção é a faculdade de aprender através dos sentidos e da mente…assim diz o dicionário. 

A percepção tem total relação com o universo sensível, feminino e sagrado que inclui os cinco sentidos… 

Essa relação com os sensórios é a chave para a expansão da consciência. Mas essa percepção só vem com a qualidade de presença, com a prática de atenção ao aqui e agora. 

A verdadeira percepção diz que o olhar não é julgador, mas sim, recebe e acolhe as coisas como são, é o acolhimento da realidade como ela é. 

Entre nesse espaço de aceitar a realidade como ela está, sem fantasias, ilusões ou projeções. 

Nas Escrituras Sagradas já é sabido para ‘não nos identificarmos com aquilo que somos, mas com aquilo que não somos, não se apegando às nossas fantasias e ilusões.’ 

Essa identificação com o ‘falso Eu’ é a responsável pelo sofrimento humano, porque quando olho para o outro, já projeto nele todas as minhas ilusões. 

Não é preciso conceituar tudo, ter uma explicação para tudo, a única coisa que precisamos realmente é sentir o momento presente e ele lhe dará a resposta. 

Leia também POR QUE SITUAÇÕES SOFRIDAS SE REPETEM EM NOSSAS VIDAS? 

Que a luz permeie o nosso caminho, que acenda eternamente, nos traga clareza em nosso caminho, poque a verdadeira chave é a nossa percepção, não existe outra forma. 

Aprenda a ‘ser você’ através dos sensórios. É um esforço em vão tentar mudar o mundo, usando a sua mente ou a própria aparência, porque ambos estão do lado ‘externo’.  

Nós precisamos ‘olhar mais para dentro’, nos questionarmos: ‘o que está acontecendo aqui dentro?’ Isso é aceitar a realidade, ver o que está acontecendo, é enfrentar a verdade e não fantasiar ou projetar situações.  

“O sofrimento está na identificação da ilusão, seja projeção interna ou externa.” 

Julgamos porque olhamos para a nossa história e nos projetamos nesse conhecimento, nesta ‘historinha’ que nós contamos para nós mesmos.  

A questão é:  vou julgar ou interpretar?

Todo julgamento vem da mente reativa e resistente, com apegos e aversões. 

Mantenha sua dimensão aberta, um olhar amplo, as ‘vistas de buda’. 

As situações são como ‘lentes’: a forma como estamos olhando a situação nada mais é do que um prisma refletido que colocamos através das lentes. 

Então, aquiete a sua menta, mantenha-a relaxada para que possa ter clareza e consiga enxergar a realidade. Lembre-se, nesse campo, não existe certo, errado, bom ou mal, as coisas ‘simplesmente são.’    

Essa esfera é muito relativa, dual, pois parte muito do observador. A qualidade do observar, sem se identificar, é a chave para a liberdade. 

 

“Percepção é relação entre o objeto e a autoimagem e sentimento de quem o observa…” 

 

“Viver é relacionar-se e relacionar-se é perceber…”

 

“Como eu me vejo e me sinto para poder ver e sentir de forma leve?”  

 

Se a sua percepção está pesada, é o que você vai projetar lá fora… 

Por isso, é imprescindível olhar para dentro! 

Não há escapatória, é na intimidade com você que as percepções virão à tona… 

Sinta! Estar no presente é estar no novo, é poder olhar com novos olhos, é sentir no coração esse momento divino e precioso. 

Se continuar olhando com os olhos do ontem, suas histórias, suas crenças, seus traumas, seus problemas, você não conseguirá criar essa percepção do momento presente. 

Mude o foco!  

Você precisa mudar o olhar (que está lá fora) e passar a olhar para dentro. Mas como? Mergulhando no seu sopro, no ‘Eu estou’, quais meus valores, onde estou, o que estou sentindo e assim por diante.  

Viva e dê o seu melhor, de resto, entregue à vida, pois ela tem a sua própria sabedoria. 

“A grande viagem de descobrimento não consiste em alcançar novas paisagens, mas sim em ver com novos olhos”. Marcel Proust 

Fonte:
Esse texto foi extraído do vídeo ‘Percepção’, disponível no canal de Maurício Bastos, no Youtube.   
Espalhe amor
Phone: 11 9 9174 8290