i
11 9 9174 8290
mauriciobastos@espacointegracao.com.br
pt Portuguese
pt Portuguese

Despertar – o caminho para sair do sofrimentoDespertar ao invés de acordar…

Sofremos, porque estamos dormindo com nossos olhos abertos,
pois nos identificamos não com quem somos, mas com o que não somos, com as nossas fantasias.” Upanishads
  

Todos nós estamos aqui, habitando o planeta Terra, somos Seres Humanos, criaturas formadas de matéria e energia e com inteligência suficiente para permanecermos, em média, oitenta anos ou mais.  

A todo instante temos que entrar em ação, viver a vida, seguir o fluxo, criar uma rotina e entrar no ritmo. Muitas vezes, a maioria de nossas escolhas estão no automatismo (sem conexão com o propósito junto as ações). Nos identificados com fantasias, projeções e ilusões. 

Porém, em determinados momentos da vida, entre uma atividade e outra, imersos na rotina diária, temos lampejos de insegurança e desconfortos. Surgem, como consequência, sintomas somáticos cada vez mais acentuados. Por exemplo, quando sentimos a angústia no peito, o corpo fica tenso e rígido e a mente ansiosa e preocupada com um sinal enorme de interrogação e incertezas.  

Desta forma, podem surgir de nossa essência os questionamentos mais inquietantes sobre a vida: 

  • Quem sou eu? 
  • Por que estou aqui? 
  • Eu vou deixar algum legado nessa existência? 
  • E tudo o que eu aprendi e vivi, toda a luta que tive até hoje, qual o propósito disso? 

Quando esses questionamentos tornam-se cada vez mais recorrentes e crises contínuas se ampliam, há uma grande oportunidade para desenvolvermos a nossa percepção e consciência.  

Assim, uma evolução de vibração e frequência vai surgindo e a manifestação da nossa essência (potência) se faz presente. Isso quer dizer que, no momento destas inquietações – emergência espiritual e crises (noite escura da alma) – temos uma grande oportunidade de ampliar as percepções, desenvolver a consciência e o Despertar! 

Conceitos que permeiam o Despertar

Emergência Espiritual

A evolução de uma pessoa para um modo de ser mais maduro, que envolve uma ótima saúde emocional e psicossomática, maior liberdade de escolha pessoal e uma sensação de ligação profunda com as outras pessoas, com a natureza e com o cosmos.  

Noite Escura da Alma

É um período de desesperança, angústia e escuridão que pode assustar quem busca a espiritualidade. Mas ela é extremamente comum, pois faz parte do despertar a iluminação das nossas trevas interiores, nos colocando frente a frente com nossa própria escuridão. 

Yoga e Meditação

Despertar – o caminho para sair do sofrimentoNa Psicologia da Yoga, existe uma distinção fundamental entre a mente ordinária e a automatizada, em sânscrito (Manas) e a mente extraordinária e observadora, em sânscrito (Buddhi). 

A mente ordinária (Manas) que apenas reage, condicionada e automatizada é a mente usual, uma mente que já tem todo um sistema de crenças, regras e dogmas bem instalados e que não se exercita num movimento novo, apenas repete o velho (memórias). Ela vive uma rotina do dia a dia sem percepções novas, insights, intuições. Vive totalmente nos dogmas do passado ou numa projeção e inventividade do futuro. Uma mente medrosa, que vive a escassez, insatisfação e ansiedade. 

Já a mente extraordinária (Buddhi) é a mente desperta, é aquela que está em uma constante neuroplasticidade, sempre em movimento, numa dimensão aberta ao novo, para criar novas possibilidades e despertar! A mente desperta, observa sem se identificar e se apegar, tem uma atenção relaxada e ampla, é criativa, expansiva e abundante e vive totalmente no momento presente. 

Veja o artigo sobre Automatismo. 

Buddhi (sânscrito): despertar 

Buda: aquele que despertou 

A mente Buddhi, daí o nome de Buda, é esta mente que se desenvolve através do silêncio, da meditação e do autoconhecimento, é a mente extraordinária, a mente consciente e desperta (iluminada).  

Evolução

Esta mente extraordinária, para estar cada vez mais desperta e em evolução, depende de alguns pontos primordiais: 

  • Enfrentamento da Verdade
  • Qualidade de Presença
  • Mergulho no Autoconhecimento
  • Disciplina
  • Comprometimento
  • Determinação
  • Respiração Consciente
  • Meditação
  • Desapego
     

“Acordar (despertar) para quem és, requer o desapego de quem você imagina ser…” 
Allan Watts 

Leia o artigo Meditação.

Existem 2 tipos de pessoas no mundo:

“Um tipo que está em busca da felicidade; é o tipo mundano. Busca satisfação, prazer e gratificação. (Mente Manas_ Mente Ordinária) 

Há, também, o outro tipo de pessoa, a que está em busca da verdade; a que vive na evolução da consciência. (Mente Buddhi_Mente  Extraordinária 

E isso é um paradoxo: aquele que busca a felicidade, nunca a encontra, pois ela não é possível, a menos que você encontre a verdade primeiramente.  

A felicidade é apenas uma sombra da verdade; em si mesma não é nada, se a verdade não for a base, é apenas uma harmonia momentânea.”  By Osho 

 Veja também o artigo Verdade.

 

“O processo do Despertar é o caminho de encontrar a verdade por trás das ilusões e fantasias…” 

 “O oposto da verdade também é verdade…” 

O que é o despertar da consciência?

Despertar – o caminho para sair do sofrimentoDiferentes estados de consciência (de despertar) são experimentados por todos os indivíduos no decorrer de suas vidas. Mesmo no dia a dia, todas as pessoas experimentam esta mudança, desde o simples ato de dormir até elevados processos de ampliação de percepção e consciência.  

Para a Psicologia Transpessoal esses distintos estados de consciência influenciam diretamente a nossa vivência de realidade. A epistemologia, ou toda teoria sobre o conhecimento, terá de levar em consideração o fato de que “a vivência e a percepção da realidade é a função do estado de consciência (despertar).” 

Existem diferentes vivências de realidade, a partir dos estados e os níveis de consciência. Isso pode ser essencial para a compreensão dessas possíveis “realidades” que o ser humano vivencia e é exposto no decorrer da sua vida. 

Ou seja, à medida que ampliamos nossa consciência e nossa frequência, começamos a Despertar a luz para a manifestação da realidade que queremos viver. 

 

“Despertar é manifestar a luz essencial em nós, a luz no outro e na sagrada existência…” 

Qual a verdade que você vê na realidade em que habitas?

No processo em busca da verdade, vamos despertando aos poucos, trazendo consciência, ampliando percepções, dissolvendo dogmas, crenças e hábitos nocivos. 

A partir da Mente Extraordinária (Buddhi) podemos observar, testemunhar e discernir o falso (ilusório) do verdadeiro (real) e o processo do Despertar vai acontecendo naturalmente. 

Podemos trazer clareza e compreensão sobre as questões primordiais de nossas vidas. E também desenvolver uma melhor capacidade nas escolhas fundamentais e propósitos essenciais para esta existência, dessa forma, melhorar profundamente nossos relacionamentos em todos os âmbitos. 

 

Desperte: 

para o sopro e inspire…
para o novo e desfrute…
para o corpo e vibre…
para a mente e pense…
para a emoção e sente…
para o espírito e transcende… 

E para a vida e Desfrute! 

 

Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

dois + 3 =

Phone: 11 9 9174 8290