pt Portuguese

Você conhece o Heart Chakra Meditation ou Meditação Ativa?Existem algumas versões desta meditação quando se trata das meditações ativas.

Mas, trazemos aqui talvez a mais conhecida e fácil de ser replicada por qualquer praticante de meditação. 

A Heart Chakra Meditation é dividida em estágios: movimentos ao Norte, movimentos Leste-Oeste, movimentos Sul e movimentos para os quatro sentidos. Ao final, há uma breve observação do seu corpo ou interação com outros participantes, caso seja feita em grupo. 

Assim, a principal canalização desta meditação é sua conexão mais profunda com o sentimento do amor e compaixão. Dessa forma, você leva seu amor ao mundo e se permite receber o amor dele. 

Veja um exemplo de como essa meditação é feita.

Recomendamos que a realize durante um período maior de tempo, conforme indicações da prática original. Esta é uma meditação que nos conecta com o coração, expandindo e ativando o chakra cardíaco. 

O que é a Meditação Ativa ou Meditação para o Chakra do Coração?

A meditação ativa HEART CHAKRA tem sua origem na tradição Sufi, surgindo a centenas de anos. O mestre Osho, juntamente com Krishinamurti, foi o grande propagador desta técnica que envolve sobretudo, respiração e movimentos coordenados.  

Essa prática tem vários benefícios: alivia as tensões, promove a desintoxicação e alcalinização do sangue através da expiração mais intensa, traz foco e vitalidade para o seu dia. Além disso, bloqueios internos são dissolvidos, como o medo, traumas, fragilidades e sentimento de rejeição, entre outros.  

“O centro da consciência deixa de ser a mente e passa a ser o coração”. Nos tornamos mais amorosos, expandindo a nossa capacidade de sentir e experenciar a vida através do coração que é a nossa fonte de conexão com o que há de mais puro e verdadeiro em nós. 

Esta meditação é dividida em 6 estágios:

Nas primeiras quatro (4) etapas vamos ativar a energia do chakra do coração através de movimentos coordenados com as respirações. A expiração estará associada à emissão de determinado som, dando-se um passo à frente como na expiração utilizada nas artes marciais, onde o som é projetado a partir do abdômen. 

Primeiro estágio – norte

  • Comece em pé colocando ambas as mãos sobre o chakra cardíaco em posição de repouso; 
  • Ao iniciar a música, mova a mão e o pé direito para frente alternadamente, com a mão e o pé esquerdo até o final da música; 
  • Volte à posição de repouso. 

Segundo estágio – leste e oeste

  • Ao iniciar a música, mova a mão e o pé direito para o lado direito alternadamente com mão e o pé esquerdo para o lado esquerdo; 
  • Volte à posição de repouso. 

Terceiro estágio – sul

  • Ao iniciar a música, mova a mão e o pé direito para trás, alternando com a mão e o pé esquerdo para trás;  
  • Volte à posição de repouso. 

Quarto estágio – as quatro direções em sequência

  • Execute sequencialmente os movimentos dos estágios 1, 2 e 3;  
  • Fique na posição de repouso até tocar o sino. 

Quinto estágio

  • A quinta etapa representa o recolhimento no templo interior do coração. 
  • Coloque as mãos no centro do peito e sinta a energia que foi mobilizada.  
  • Deixe que o sentimento de amor transborde. 

Sexto estágio

  • Em seguida sente-se, e permaneça de olhos fechados até o final da música e dos sinos.

Você conhece o Heart Chakra Meditation ou Meditação Ativa?Mas o que é o Chakra do Coração?

O Chakra do Coração ou também chamado ‘Anahata Chakra’ é o 4º chakra dos 7 que possuímos. Sua cor é verde, com tons de rosa e dourado e está ligado ao sentido do tato. 

Ele está localizado bem no centro do peito, sendo relacionado à glândula Timo, ligada ao sistema imunológico. Podemos dizer que ele é o centro do ser chamado de morada da nossa alma. 

Quando o chakra cardíaco está em harmonia, nos conecta ao amor incondicional, à compaixão, ao sentimento de unicidade, empatia e perdão. Já em desequilíbrio pode comprometer a alegria e o fluxo de amor e abundância em nossa vida. 

Assim, manter seu centro energético do coração em equilíbrio é fundamental para ter mais força emocional, esperança e confiança. Confira uma das formas de fazer isso no próximo tópico! 

Nunca consegui meditar, minha mente não para de pensar. Essa prática é para mim?

Com toda certeza a prática é adequada para você! 

Nossa mente não para nunca! Temos em média 7 mil pensamentos por dia, mas ao meditar você poderá entrar em contato com seus pensamentos e emoções e perceber o quanto eles não precisam te dominar e te estressar.  

Você irá vivenciar uma nova forma de ressignificá-los e poupar sua mente, sentindo-se assim mais disposto e com mais energia. 

Preciso seguir alguma religião específica para meditar?

Não há nenhum vínculo religioso/culto nestas vivências, não ferindo assim as suas crenças!  

Quais recursos preciso para meditar?

Do ponto de vista de estrutura é só ter um espaço com privacidade e, preferencialmente, silencioso para fazer a prática. Não precisa de tapete de Ioga, não precisa de incenso, não precisa de cadeira de meditação.  

Mas, se você preferir fazer a meditação com o apoio de um facilitador, ou mesmo, se achar melhor fazer em outro espaço que não seja em sua casa, marque a sua sessão presencial no Espaço Integração, com Maurício Bastos. 

Lembrando que não há desculpa para não praticar, já que é possível também fazer de forma remota, onde o facilitador vai lhe dando as instruções por videochamada, através de algum aplicativo como o Zoom, por exemplo.     

Fonte:
https://www.meditation4you.com.br/heart-chakra-meditation/
Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

sete + 17 =

Phone: 11 9 9174 8290