i
11 9 9174 8290
mauriciobastos@espacointegracao.com.br
pt Portuguese
pt Portuguese

Aceitação: o caminho para uma vida que flui...A aceitação é detentora de um poder transformador que só quem já experimentou realmente pode avaliar

A Aceitação é uma das leis espirituais que mais nos conduzem ao caminho da plenitude, serenidade e compaixão. É um grande portal para a conexão e vivência profunda de amor e paz. Ela começa sempre na relação intima com a gente. Se não nos aceitarmos como somos, não temos condições de aceitar o outro como ele é, e será impossível desenvolver a capacidade verdadeira de amar e ser amado.

Portanto, a aceitação do outro ou da vida como está, passa primeiro pela autoaceitação, que é um “portal” que nos permite reconhecer como estamos e quem somos e assumir a autoria de nossas vidas e, assim, escolher os relacionamentos e situações que queremos viver.

Aceitação: o caminho para uma vida que flui...Isto quer dizer que quando nos aceitamos, deixamos de gastar energia com desculpas e acusações onde, por exemplo, nas relações íntimas, o(a) parceiro(a) funciona como um para-raios apenas para projetarmos nele a própria dificuldade de assumirmos e aceitarmos o que acontece internamente com a gente.

A aceitação “daquilo que é” abre caminho para a conquista de realizações através da clareza e entendimento das próprias fraquezas e virtudes, de onde se está “agora” e para onde se deseja chegar.

Não importa se você está vivendo crises no relacionamento, no trabalho, na família ou nas amizades, atravessando momentos de solidão ou insatisfação amorosa. As circunstâncias das nossas vidas são apenas um reflexo do modo como percebemos quem somos e o que sentimos internamente e se existe real aceitação da realidade como ela está.

É um grande desgaste energético ficar lamentando ou reclamando de como o passado poderia ser diferente ou de como suas relações poderiam ter sido diferentes, ou o que aconteceu não deveria ter acontecido. Inevitavelmente, com este padrão de pensamento, caímos nas culpas e mágoas, seja do outro em relação a você ou vice-versa. E quando vibramos culpa, não nos permitimos viver plenamente e desfrutar a vida.

A prática inicial do autoperdão é fundamental para libertarmos as amarras do passado, aprendermos com as situações que aconteceram e para que no presente seja diferente.

Acompanhe nosso artigo onde abordamos a importância da prática do Perdão.

Borá seguir em frente!

Nós somos os autores dos nossos caminhos e um campo de infinitas possibilidades está disponível dentro de nós, inclusive, as chaves para destrancar todas as portas dos desconfortos (medos, memórias, padrões, crenças, etc).

Esperar que o parceiro ou que a vida solucione nossos problemas, preencha nossos vazios e supra as profundas carências é uma enorme ilusão e a constante não aceitação destas condições gera mais sofrimento.

O amor verdadeiro não tem nada a ver com isso. Enquanto esperamos do outro aquilo que precisamos encontrar dentro de nós, o sofrimento existirá. Não entenda isso como uma punição, mas como um alerta, um chamado dizendo: olhe para “dentro”.

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo!

O melhor que podemos levar para nossos relacionamentos é o nosso Ser amoroso. A nossa aceitação e compreensão de que só podemos amar realmente se nos amarmos. Lembre-se, somos 100% responsáveis pelas nossas vidas e pelas nossas ações (karmas).

Se não está contente com sua vida agora, experimente mudar suas percepções da existência, “destrancar” as portas das crenças, e aceitar o momento presente como ele está.

A capacidade de aceitar

A aceitação se refere a uma profunda conexão com o momento presente. É a prática do aceitar “o que é… e o que está…” neste momento, aqui e agora. No instante que você aceita, você desapega do controle, pratica a humildade e desenvolve o estado de aprendiz e, assim, você se entrega ao que a vida tem a lhe oferecer neste momento. A partir daí, novas caminhos e propósitos surgem para prosseguir na direção desejada, saindo do desconforto e estagnação.

A aceitação é uma virtude que muitos ainda desconhecem

Aceitação: o caminho para uma vida que flui...Nossa tendência “natural” é resistir, não aceitar e combater tudo o que nos contraria e o que nos gera dor e desta forma, a situação se perpetua. Resistir só nos mantém presos dentro da questão desconfortável, muitas vezes, perpetuando e tornando tudo mais complicado e denso.

Aceitar o que é, nos oferece a possibilidade de acolher e desfrutar o momento presente como ele está e compreender que este é fruto de um momento passado. Pois, se não aceitamos o momento presente é porque também não aceitamos o momento passado!

Tudo porque somos condicionados a lutar, a esbravejar, a brigar. Mas é importante destacar que aceitar, não é desistir, se conformar, nem tão pouco resignar-se.

É importante também, nós termos consciência de nossos limites internos e, assim, também aceitar que não aceitamos…Que são as situações da vida que vão totalmente contra nossos princípios, valores, respeito moral, ética, etc. Mas que se, de alguma forma, isso está acontecendo no momento presente tem algum ensinamento e aprendizado.

Consciência

Aceitar é estar lúcido do momento presente. É manter a proatividade, as ações conscientes, praticar a autorresponsabilidade e, ao mesmo tempo, acolher as situações como se apresentam, sabendo que a vida é um eterno fluxo e que tudo é impermanente. Ou seja, se assim a vida se apresenta neste momento, assim deve ser, mas isso também passará.

É ter a consciência que tudo é processo e o que aconteceu hoje é resultado de ontem, e o que plantarmos hoje, vamos colher amanhã. É também reconhecer que, talvez, muito do que se passou e passa, você não seja o responsável direto pela situação.

No instante em que aceitamos a vida como ela está, desmaterializamos situações que foram criadas por nós ou por outros e saímos de uma mente reativa, condicionada e com crenças limitantes. A partir daí, naturalmente, surgem soluções através de uma mente mais relaxada ou aparecem circunstâncias à nossa volta que trazem as respostas e as saídas para o problema.

Tudo que resistes, persiste!!

Quando não aceitamos, nos tornamos amargos, revoltados, frustrados, insatisfeitos, cheios de rancor e tristeza, e esses padrões mentais e emocionais criam mais problemas e dificultam o término da questão e a solução.

Aceitar é praticar a expansão da consciência e encontrar respostas, soluções e alívio. Desenvolver o comprometimento consigo, a paciência e a compreensão dos ciclos da vida e despertar propósitos essenciais são atitude saudáveis que ajudam na prática da aceitação das questões desafiadoras na vida.

Para compreender o processo de aceitação e, assim, receber cada vez mais abundância do universo é preciso desenvolver uma prática constante de autocompaixão e autoperdão. E a melhor ferramenta para desenvolver a clareza sobre os conceitos explicados nesse post é conhecendo e praticando Autoconhecimento e Meditação.

A prática do autoconhecimento e da meditação melhora a qualidade de vida, as relações interpessoais e a saúde no geral. Desenvolve um caminho para a paz interior, a vitalidade e a capacidade de relaxar. Principalmente, possibilita trazer uma maior “clareza” sobre situações desconfortáveis e desta forma, abrir espaços para a aceitação e a quebra de eventuais resistências em mudanças e apego ao controle.

ORAÇÃO DA SERENIDADE

Concedei-me, Senhor a serenidade necessária

Para aceitar as coisas que não posso modificar.

Coragem para modificar aquelas que posso e

Sabedoria para conhecer a diferença entre elas.

Se quiser saber mais sobre a Terapia on-line e Meditação Personalizada, acesse este link e se cadastre agora mesmo: https://mauriciobastos.art.br/atendimentos/meditacao-personal/

Fontes:
https://www.eusemfronteiras.com.br/exercitando-a-aceitacao/
https://www.somostodosum.com.br/blog-autoconhecimento/aceitacao-uma-lei-espiritual-da-felicidade-no-amor–9760.html
http://luzesdaespiritualidade.blogspot.com/2014/08/aceitacao.html
Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

10 − cinco =

Phone: 11 9 9174 8290