i
11 9 9174 8290
mauriciobastos@espacointegracao.com.br
pt Portuguese
pt Portuguese
Saiba dos benefícios do Relaxamento Aquático

Saiba dos benefícios do Relaxamento AquáticoUtilizando-se de uma correlação entre diversas técnicas de relaxamento, a terapia na água fortalece corpo e mente de forma a integrar pessoas por meio de movimentos, sensações e memórias que remetem ao início da vida no líquido amniótico

A relação do ser humano com a água remete ao primórdios de sua existência. Segundo os evolucionistas, foi de uma sopa primordial que surgiram os primeiros seres, dando origem aos animais. Desta forma, percebe-se a importância da água como energia vital e transformadora.

Na filosofia, o pensador Tales de Mileto indicava que a água seria a substância criadora de tudo que conhecemos, a matéria-prima básica. Sua frase mais conhecida era “o universo é feito de água”. Ele ainda teorizava que o planeta Terra flutuava sobre um disco de água que a tudo dava origem.

Já nascemos em substância aquosa, pois o líquido amniótico que nos envolve e nutre no útero indica desde nossas primeiras horas de vida a conexão com a substância. Fora isso, o corpo humano apresenta entre 55% a 60% somente de água.

Assim, diversas terapias voltadas ao ser humano envolvem a utilização deste recurso natural para o relaxamento, autoconhecimento e cura.

O que é Relaxamento Aquático?

Feita em três etapas, uma das terapias que envolve água é o relaxamento aquático. O principal objetivo é conduzir a pessoa a um estado de tranquilidade mental semelhante à encontrada no útero materno.

De que forma é realizado?

O paciente é imerso dentro de uma piscina com temperatura por volta de 34°C, aos cuidados do terapeuta. Com movimentos precisos e planejados de forma a trazer à tona a relação da pessoa com seu interior, a terapia funciona como uma espécie de meditação profunda, buscando iluminação e reconhecimento de padrões comportamentais.

Além de possuir climatização especial, o ambiente do tratamento apresenta luz de led específica para cromoterapia, música selecionada e controle da área externa que impede a interferência da variação climática (chuvas, excesso de vento ou sol), mantendo sempre a concentração ao propósito terapêutico. Fora isso, o entorno conta com muita natureza e silêncio.

O Relaxamento Aquático é dividido em três partes que se integram buscando o melhor resultado possível:

Watsu

Surgiu na década de 1980 configurando a aplicação dos movimentos do método terapêutico Shiatsu adaptados para dentro da água. Da fusão entre as palavras “Shiatsu” + “Water” teve origem o Watsu, uma forma de terapia aquática que tem por objetivo o completo relaxamento do corpo imerso na piscina.

Integração aquática

Com uma temperatura por volta dos 34°C, a técnica do Relaxamento Aquático oferece, por meio da entrega e relaxamento profundos, a desidentificação do ego limitante. É realizada por meio de sessões em que ocorre e diluição e transcendência das resistências corporais e de fundo emocional.

Renascimento na água

Através da respiração e consciência de crenças, a técnica que complementa a terapia do Relaxamento Aquático busca trazer à tona a vivacidade e o prazer em viver. A ferramenta consiste em uma imersão completa na água, rememorando a entrega da formação do ente ainda no líquido amniótico.

Quais os benefícios do Relaxamento Aquático?

Unidade

Com a imersão terapêutica em água a cerca de 34°C, ocorre uma espécie de fusão entre o corpo, seus conteúdos e memórias, trazendo uma sensação de totalidade corporal.

Serenidade

Com a movimentação de forma suave e compassada, o paciente eleva-se mentalmente, chegando um nível alto de relaxamento único.

Autoconhecimento

A integração com a água remete ao conhecimento da mente, capacitando a observação dos medos e desejos mais íntimos de cada um.

Empatia

Através deste elemento natural integrador – pois a água dilui a ideia de que estamos separados – nos ocorre um sentimento de pertencimento a algo maior, fazendo-nos enxergar melhor o outro e suas peculiaridades.

Criatividade

Ao experimentar a terapia de relaxamento aquático, entramos em contato com emoções profundas, trazendo à superfície conexões entre ideias e memórias, o que potencializa o processo de criação em todos os aspectos.

Quais as sensações do Relaxamento Aquático?

A terapia traz sensações inigualáveis a partir do momento em que o corpo flutua horizontalmente na água aquecida. Tato, audição, visão, todas os sentidos se aprofundam em relaxamento total. Sem a gravidade e com a postura corporal administrada pelo terapeuta, ocorre a dissolução das couraças musculares, tornando o indivíduo vulnerável, como se estivesse novamente em estado uterino, envolto pelo líquido amniótico.

Silêncio

Com o corpo em total quietude, ocorre o posterior relaxamento que faz esquecer tensões, preocupações, medos ou distorções. Então o silêncio profundo domina a pessoa em um grau jamais experimentado. Com isso é possível voltar-se completamente aos sinais vitais do corpo, revelando novos recursos.

Aos poucos, o corpo reconhece um estado meditativo de difícil acesso. Os batimentos cardíacos reduzem sua frequência, articulações revelam novos espaços, assim como os pensamentos vão ficando cada vez mais claros e tranquilos, propondo uma reconciliação entre o mundo interno e externo que traz melhorias para a vida toda.

Entre outros benefícios proporcionados pelo relaxamento aquático estão:

  • Espasticidade muscular
  • Expansão da criatividade
  • Prazer de viver
  • Melhora da qualidade das relações
  • Percepção e consciência aguçadas
  • Paz interior
Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

treze − seis =

Phone: 11 9 9174 8290