Em um momento onde problemas derivados da tecnologia excessiva afligem o mundo corporativo, empresas optam por programas terapêuticos com ênfase em meditação e vivências de grupo
Não há possibilidade de falar em vida corporativa no mundo contemporâneo sem salientar a questões trazidas pelo excesso da tecnologia em alguns setores.
Se há de ser utilizada como ferramenta que orienta tomadas de decisão, agiliza processos e amplifica a divulgação – características inegavelmente positivas – também é necessária a ponderação, pois seu uso nas empresas tem sido uma via de mão-dupla, gerando também malefícios.
As novas tendências em gestão de pessoas e desenvolvimento humano partem do princípio onde atividades simples, meditativas e cotidianas podem ser a chave para a compreensão de que somente o contato com o mundo interno e o reconhecimento das necessidades primordiais podem trazer benefícios à saúde mental e, por consequência, corporal.
Para lidar com estas questões, muitas empresas têm optado por terapias como forma de atender a demanda pelo bem-estar de seus funcionários.
Mente e corpo em harmonia
Uma prática essencial e bastante aplicada é a meditação. O objetivo é propor momentos de tranquilidade e, por meio de exercícios de respiração, chegar a um estado de harmonia mental que tende a ser mantido durante o resto do dia.
Isso pode ser feito antes do trabalho, em intervalos ou até mesmo em sessões separadas e ministradas por terapeutas. Tal prática tem resultado em índices altos de satisfação em grupos de trabalho.
Os benefícios gerados neste aspecto são inúmeros e aprimoram qualidades como:
Criatividade
Com a mente tranquila, revigorada e a diminuição do stress, a tendência a criar é estimulada
Capacidade de realização
Após momento de reflexão e harmonia, o índice de concentração aumenta no retorno às atividades
Melhora da saúde física e mental
Atividades meditativas aprimoram o corpo em sua totalidade e trazem novas perspectivas
Maior entusiasmo
Mente descansada atua no sentido de produzir com mais qualidade
Exercícios de percepção e autoconhecimento
O mundo passa por um processo em que a tecnologia tem ultrapassado o limite de entendimento das pessoas. Com milhares de novas atualizações a cada dia, a percepção e assimilação das novidades torna-se difícil, gerando um paradoxo que afeta espaços individuais e no mundo corporativo passa a ser amplificado.
Utilização ininterrupta de mídias sociais, excesso de informação, polarização política, entre outras resultantes da tecnologia são novos problemas enfrentados pelos gestores de desenvolvimento humano nas corporações. Não há como negar que esses fatores causam maior incidência de stress, fadiga, depressão, turnover e ansiedade nas equipes.
Por meio de terapias como exercícios de percepção e autoconhecimento pode-se evidenciar às equipes desmotivadas quais são os seus propósitos individuais e, por consequência, reavivar a consciência ao desígnio da empresa.
Assim, é possível retomar grupos antes dispersos para um nível de desenvolvimento profícuo e alinhado a um potencial de crescimento, antes esquecido devido ao excesso de estímulos externos.
O resultado pode ser exemplificado em melhorias como:
Clareza nas metas e propósitos
Reconectada ao seu intuito inicial, a equipe prioriza a eficácia nos processos.
Produtividade
Ciente de sua importância, o grupo passa a produzir de forma natural e objetiva.
Inteligência Emocional
Aliando clareza e estabilidade no ambiente corporativo, o funcionário aprende a lidar melhor com situações-limite.
Terapia de vivências
Características gritantes que resultam do fenômeno tecnológico são o individualismo e o isolamento. Esses comportamentos, quando usados em excesso, podem contribuir com a formação de colaboradores alheios ao processo multidisciplinar e amplo de uma corporação (setores interdependentes), o que gera mal-estar e atritos desnecessários.
A individualidade pode ser aprimorada por meio da terapia de vivências corporais e dinâmicas, nas quais o ente em questão poderá assimilar o outro (o grupo) em diversas esferas. Ele poderá aprender a lidar com suas próprias dificuldades de interação e, assim, perceber de forma natural os problemas que o envolvem no dia a dia e a melhor forma de resolvê-los em equipe.
Flexibilidade
Ao compartilhar outras experiências e perspectivas, ocorre uma visível melhora na cooperação em vários aspectos coletivos.
Integração entre os funcionários
Aumenta a partir da interação entre grupos com vivências corporais e dinâmicas
Comunicação eficaz
Reconhecendo-se como parte primordial de um todo, a versatilidade comunicacional apresenta-se de forma visível e ampliada
Resultados visíveis
Se já é complexa a manutenção das atividades diárias, a inserção deste mundo paralelo que envolve a divulgação massiva de um estilo de vida por vezes inalcançável, amplifica ao mundo corporativo a insatisfação pessoal. Essa tendência comportamental incide em um maior índice de dispersão, acarretando em prejuízos a todas as atividades da empresa.
São inúmeras as questões que norteiam os avanços no segmento de terapias como forma de ampliar as atividades naturais, básicas e primitivas de qualquer ser humano.
As terapias podem ser a “chave” para a mudança desse paradigma errôneo e distorcido da realidade em que vivemos atualmente, em detrimento do uso desenfreado de dispositivos móveis como smartphones, tablets, entre outros, como forma de alívio.
Com o bom uso das ferramentas terapêuticas é possível alcançar um nível alto de positividade e bem-estar no mundo corporativo, além de trazer à tona qualidades essenciais como:
Autoconhecimento
Equiparando momentos de harmonia e de atividades diárias, a pessoa encontra um equilíbrio que permite fazer uma espécie de balanço, resultando na valorização de suas habilidades e inteligência emocional.
Serenidade
Atuando com mais qualidade no que se refere às questões emocionais, todo o ambiente ganha com um relacionamento interpessoal mais tranquilo e produtivo
Produtividade
A junção das terapias com o ambiente de trabalho acarreta sempre em resultados positivos para a empresa.
Espaço Integração
O Espaço Integração visa o desenvolvimento do Ser Humano em todo seu potencial e tem como proposta trazer consciência e harmonia às relações humanas, sejam elas familiares, sociais, profissionais, etc.