i
11 9 9174 8290
mauriciobastos@espacointegracao.com.br
pt Portuguese
pt Portuguese

Entrevista com Maurício Bastos: mês de aniversário do Espaço Integração31 de Outubro de 2020, 18° aniversário do Espaço Integração Granja Viana.

Em comemoração a este momento especial, convidamos o seu fundador e gestor, Maurício Bastos, para uma entrevista exclusiva e cheia de belas histórias. Acompanhe a seguir!

O Espaço Integração faz aniversário este mês! São 18 anos de trabalho, dedicados a ao autoconhecimento, desenvolvimento humano e bem estar. Uma “vida” construída com muito amor e dedicação ao processo de cura através da Consciência.

E para falar sobre o Espaço, seu idealizador, Maurício Bastos, cede uma entrevista exclusiva onde conta um pouco da história, trajetória e realização de um local que, partir de um “sonho visionário”, tornou-se uma realidade, e está ajudando milhares de pessoas durante estes dezoito anos.

31 de Outubro de 2020, 18° aniversário do Espaço Integração Granja Viana

1- Primeiramente, como começou a ideia de criar esse espaço de terapias integrativas na Granja Viana?

MB: Sempre olhei para o Ser, antes do Humano e para ampliar a percepção, tinha um sonho profundo de juntar as terapias complementares e integrativas que abrangem corpo, mente, emoções e espiritualidade.

O Espaço tem tudo num mesmo lugar com muita natureza, silêncio e paz. Moro na Granja Viana desde 1995 e quando vim para cá, percebi o potencial de cura desta região e do espaço em que vivo. Comecei a atender como terapeuta na minha casa em 1998. Porém, foi em 2002 que o Espaço foi realmente criado, juntamente com a minha ex-parceira, Patricia Cuocolo, que também é terapeuta e psicóloga.

2- Conte um pouco sobre a trajetória do Espaço Integração (EI):

MB: No início do século 21 estava acontecendo um “boom” pelas terapias complementares e alternativas em função de um grande descontentamento com a medicina tradicional. Também havia muita demanda de práticas em grupo através de workshops, rituais e rodas de cura.

Construí um salão enorme para os grupos e o espaço funcionava de segunda a segunda. Aconteciam diariamente grupos de Yoga, Meditação, Pilates, Constelação Familiar, Rodas Xamânicas, Rituais de Lua Cheia, Cursos com José Ângelo Gaiarsa, Tantra e outros tantos eventos. Ao mesmo tempo, fui montando e construindo salas para atendimentos individuais de diversas as áreas da saúde e estes profissionais começaram a se “integrar” ao Integração.

A visão em comum era: “não olhamos somente para a doença, as dores e os desconfortos. Olhamos principalmente para o Ser, para o que vibra e pulsa, a luz!” E integramos terapias, profissionais e a família granjeira. Muitas vezes um profissional atendia a criança, outro profissional a mãe, outro o marido. Depois, integrávamos no sistema familiar. E havia as indicações para os grupos e cursos que aqui aconteciam. Muita gente circulava e se integrava por aqui. E graças a Deus, até hoje isso acontece…

3- Você tem um levantamento de quantas pessoas já foram atendidas no EI?

MB: Nossa, nunca pensei nisso!! Se calcularmos, no mínimo, umas 15 pessoas por 6 dias na semana – num mês da quase 400 – isso multiplicado por 11 meses, daria 4.400 pessoas por ano. Por 18 anos, então deve chegar há quase 80 mil pessoas em 18 anos!!!!

4- Quais são os trabalhos – áreas de atendimento – realizados no EI?

MB: Temos uma equipe multidisciplinar que atinge as mais variadas áreas. São três os pilares: Desenvolvimento Humano, Saúde e Bem Estar.

  • Desenvolvimento Humano: as psicoterapias, meditação, coaching e afins;
  • Saúde: Medicina Integrativa, Psiquiatria, Fisioterapia, Acupuntura e Nutrição;
  • Bem Estar: Massagens, Terapia Aquática, Reiki, Florais e Barra de Access;
  • Também oferecemos retiros e workshops, em locais fora do Espaço como praias e montanhas.

5- O Espaço Integração tem parcerias com terapeutas de outras linhas – ramo da psicologia e desenvolvimento pessoal – explique melhor como começaram essas parcerias.

MB: As parcerias começaram natural e organicamente em função das terapias necessárias para completar os quadros terapêuticos e a própria busca dos profissionais por um projeto abrangente e integrativo. Através destes pilares vamos desenvolvendo a integração do Ser ao Humano e as suas relações sociais e familiares.

6- Se algum terapeuta tiver interesse em locar uma sala para atendimento no EI, como ele deve fazer?

MB: Trabalhamos com salas para sublocação em conjunto com as divulgações do Espaço e suporte ao locatário. Locamos por períodos, ou seja, por dia ou a sala integral para ser dividida entre 2 profissionais. Os interessados devem me procurar pelos canais de relacionamento – site, blog, WhatsApp e redes sociais – e conversaremos sobre a questão das afinidades aos nossos propósitos.

7- Por conta da pandemia, sabemos que o EI teve que se adequar a uma nova realidade de relacionamento com o público. De que forma estão sendo realizados seus atendimentos Maurício?

MB: Sim, nós estamos tomando todos os cuidados conforme as normas de vigilância sanitária. Alguns profissionais só atendem neste momento virtualmente, outros também presencialmente, depende da demanda, a possibilidade de cada um e de seus pacientes.

As salas são todas arejadas, envoltas a muita natureza, sendo obrigatório o uso de máscaras em todo o ambiente, e possuímos os totens com álcool gel e garrafinhas em todas as salas para higienizar as mãos constantemente.

As salas de atendimento também são limpas e higienizadas diariamente. Também atendo virtualmente com a Terapia do Ser e aulas de meditação e os encontros podem ser on-line – como também presencialmente – para quem prefere.

8- Estamos vivendo na “Era do Conhecimento” e o Espaço Integração pode ajudar muitas pessoas, reforçando ainda mais seu propósito de atuação. Portanto, que mensagem você quer deixar para todos aqueles que estão, de alguma forma, sofrendo com o isolamento e o que o EI pode fazer por elas?

MB: Sim, o caminho da Consciência, através do autoconhecimento, é a grande ferramenta de cura e expansão de potenciais e propósitos na vida.

“O que te dá sentindo? O que te faz sentir? O que te move? “

São perguntas essenciais e respostas que naturalmente vão sendo desenvolvidas no processo terapêutico e na escola da vida.

O mantra “fique em casa”, sugere retomarmos a relação entre corpo, mente e emoções de uma forma integral e consciente. O desacelerar é parte fundamental do processo e estamos tendo uma oportunidade excepcional de transformações e curas em todos os níveis, apesar de tantas dores e sofrimentos.

O Espaço integração agora, já adulto com seus 18 anos, está muito bem preparado e muito receptivo para acolher as pessoas em suas demandas e necessidades.

Estamos muito bem localizados e com fácil acesso na região central da Granja Viana, envoltos a muita natureza e silêncio.

Venham nos conhecer!!!

Site Espaço Integração: https://espacointegracao.com.br/
Instagram do Espaço: https://www.instagram.com/espaco.integracao/

Maurício Bastos
Instagram do Mauricio: https://www.instagram.com/bastos_mauricio/

Um texto de Paola Martins
Agência “A Conteudista
Espalhe amor

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

quinze − 6 =

Phone: 11 9 9174 8290